“Gnose” se define melhor através da palavra "gnóstico": Aquele que estuda e vive a Gnose. A palavra “Gnóstico” vem do grego gnostikos, de gignookein cujo significado é “capaz de conhecer, conhecedor”.
Por isso dizemos que a palavra Gnose - com sua origem grega - significa conhecimento. Um "conhecimento iluminador", um "conhecimento salvador", que salva da ignorância aquele que alcança o conhecimento de si mesmo.
E é neste sentido que se afirma que a Gnose é um funcionalismo muito natural da Consciência Desperta, uma Philosophia Perennis et Universalis. Um conhecimento sintético, com valores completamente próprios que permitem ao sincero buscador alcançar o Ser e o Saber Universal.
O Gnosticismo de hoje reflete sobre o significado da palavra, dando a ideia de sistemas ou correntes dedicados ao estudo da Gnose. Nesta época, a missão do Gnosticismo é novamente entregar o método e os instrumentos de trabalho necessários para a realização, em cada um nós, do Homem Interior.
“O divórcio entre a ciência e a arte, entre a filosofia e a mística tem provocado o desgaste desta geração...”“Já não apreciamos a poesia da natureza, a harmonia que se desprende do Universo inteiro e, portanto, as humanas relações tornaram-se frias, e o nosso coração não se comove mais diante do sofrimento humano”.Samael Aun Weor